segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Filme – Selena (1997)
fevereiro 20, 2017

Filme – Selena (1997)

Ei pessoal! Hoje escrevo sobre o filme Selena! Como eu gosto desse filme, é aquele tipo de filme que assisto várias vezes e não canso, sabe? A primeira vez que assisti foi no SBT alguns anos atrás, depois revi dia desses na HBO Family. Então, vamos lá falar um pouco sobre ele!

O filme é baseado na história real de Selena Quintanilla, uma jovem de origem hispânica que se tornou a mais popular cantora latina de todos os tempos, pouco após completar 20 anos. Ela consegue atingir o topo das paradas musicais americanas, ganhando dois discos de ouro e um de platina, mas tem sua carreira interrompida de forma trágica.

Desde pequena Selena sonhava ser uma famosa cantora. Logo transformou-se num fenômeno da música latina. Este filme mostra sua vida e o trabalho duro até alcançar o sucesso. Curiosamente, é o primeiro papel de destaque que a pop star Jennifer Lopez teve no cinema e já ganhando uma indicação ao Globo de Ouro. Ela interpreta a cantora Selena Quintanilla, um fenômeno latino que teve grande sucesso na primeira metade nos 90, especificamente no Texas, onde ganhou destaque sendo uma mulher representando a música tejana, ícone fashion e sexual.

Selena é um filme biográfico que conta a história de Selena, uma cantora com carreira abrangente que foi morta no auge da carreira. O filme foi lançado em 1997, sob as críticas de que a família da cantora estavam apenas querendo lucrar com a tragédia, pois as filmagens começaram a ser rodadas 15 meses após a morte da estrela.

A direção é de Gregory Nava, estrelado por Jennifer Lopez, com Edward James Olmos, Constance Marie, Jon Seda, Jacob Vargas, Jackie Guerra e Lupe Ontiveros.


Cena

Selena era filha de Abraham Quintanilla, que, quando jovem, possuía uma banda texana chamada "Los Dinos". Porém, ele não obteve sucesso na carreira. Percebendo o talento de sua filha caçula, Selena, e vendo nela uma promissora cantora, decidiu montar, juntamente com seus outros filhos (Suzette e A.B.) uma banda para animar rodeios e festas municipais, banda essa que se chamava "Selena e Los Dinos" e tinha o "tejano" como estilo musical (músicas mexicanas). Selena era a vocalista, Suzette baterista e A.B contrabaixista; mais tarde se tornou o arranjador musical e compositor da maioria das canções de sucesso do grupo. Abraham não esperava que a filha fosse se transformar na maior cantora tex-mex de todos os tempos, tendo como seu primeiro sucesso a canção "Como La Flor", de autoria de seu irmão A.B. e conquistando um mercado até então dominado por homens. Se transformou na Rainha da Cumbia. Com o sucesso, fama, dinheiro, vieram também os perigos que cercam o mundo das celebridades e a idolatria a que elas se expõe; aos 23 anos,  Selena foi assassinada com um tiro nas costas por Yolanda Saldívar, presidente de seu fã-clube e administradora de suas boutiques de roupa. Yolanda tinha uma verdadeira obsessão por Selena e ao mesmo tempo desviava dinheiro do fã-clube e das boutiques. Foi condenada a prisão perpétua.

Antes de ver o filme. Não conhecia a Selena e nem a sua história. Acredito que se não tivesse acontecido essa tragédia, Selena seria tão famosa quanto Shakira ou Thalía nos dias de hoje. Depois de ter assistido ao filme, eu descobri tudo sobre a sua vida e carreira, e ainda de uma forma simples e linda, que é através desse filme. Pelo que eu pesquisei sobre ela depois de assistir ao filme eu pude perceber que o diretor Gregory Nava fez um bom trabalho nesse filme, levando a história da Selena para as telas de forma verdadeira e bem descontraída.  Na grande maioria do filme as cenas são descontraídas, algumas mais emocionantes que outras (principalmente as que a Selena está fazendo seus shows) mas nas partes finais, onde a Selena morre de uma forma trágica o Nava coloca um nível emocional muito grande. Ele opta por não mostra como aquilo aconteceu, mostrando isso de uma forma metafórica, mas ainda assim emocionante. As atuações estão boas. A Jennifer Lopez se sai bem na medida do possível, se saindo ainda melhor nas cenas dos shows. O roteiro, além de verdadeiro e bem fiel a história real da Selena, é muito bem estruturado e sem nenhum furo. Visualmente falando o filme também é muito bom, devido principalmente aos figurinos únicos da Selena. Não é uma obra-prima dos filmes biográficos, mas qualquer um que sinta a disposição de ver a história dessa linda, simpática, humilde e talentosa cantora não vai se arrepender!

O legado de Selena ainda continua vivo. Ela inspirou muitos artistas que apareceram no cenário musical logo após sua morte. Recomendo o filme e recomendo a todos conhecer um pouco da história dela. Vale super a pena! E eu vou ficando por aqui, até mais!

2 comentários:

  1. Boa noite! me segue que eu sigo de volta no Google+

    Endereço meu blog: http://nintudo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Adoro esse filme!!! Acho ela linda!

    Beijos da Nah
    www.oxifalei.com.br
    Instagram: @oxi.falei
    Snap: nath.thamires

    ResponderExcluir