sábado, 31 de dezembro de 2016

Na Minha Playlist #67: Coldplay - Viva La Vida
dezembro 31, 2016

Na Minha Playlist #67: Coldplay - Viva La Vida

Oi! Boa noite. Continuando nossa despedida de 2016! Veja as canções desde o começo (#62, #63, #64, #65 e #66) e agora com Viva La Vida do Coldplay! Acredito que seja uma canção ideal para o encerramento de mais um ano. E agora, vamos lá!

O Na Minha Playlist de #67 é: ''Viva La Vida'' do Coldplay


Coldplay

Coldplay é uma banda britânica de rock alternativo fundada em 1996 na Inglaterra pelo vocalista e pianista Chris Martin e o guitarrista Jonny Buckland no University College London.

A banda já ganhou vários prêmios da indústria musical ao longo de sua carreira, incluindo seis Brit Awards — vencendo o de Melhor Grupo Britânico três vezes, um prêmio Webby, o prêmio de Melhor Álbum de Rock da Billboard Music Awards com Ghost Stories, quatro MTV Video Music Awards, e sete Prêmios Grammy entre vinte indicações. Como um dos recordistas de vendas de discos, o Coldplay já vendeu mais de 80 milhões de discos em todo o mundo.

Seus membros são: Chris Martin (vocal, guitarra, gaita, teclados, piano e violão), Guy Berryman (baixo, sintetizadores, gaita, etc), Jonny Buckland (guitarra, violão, sintetizadores, etc) e Will Champion (bateria, percussão, piano, etc).

Single

Viva la Vida foi escrita por todos os membros da banda para seu quarto álbum, Viva la Vida or Death and All His Friends de 2008. Seu lançamento ocorreu em 25 de maio de 2008.

A canção tem seu título em espanhol, "Viva la Vida", e foi retirado de uma pintura da artista francês Delacroix. E se traduz no Inglês como "Long live life" ou "Live the life".

Durante a produção do álbum, "Viva la Vida" foi uma das canções que havia divergido a opinião dos membros sobre qual versão deveriam escolher. Em uma entrevista, o vocalista Chris Martin recordou, "... nós fizemos algumas versões completamente diferentes da versão original, e finalmente entramos em um acordo."

"Viva la Vida" é construída com um grandioso arranjo instrumental e letras arrebatadoras detalhando a dor de ser destituído de uma posição elevada. O grandioso som da canção poderia se tornar exagerado, mas o Coldplay sabe como andar na corda bamba perfeitamente. Sinos e corrilhões e uma orquestra aparecem juntos no refrão, mas a voz de Chris Martin ainda penetra, como um toque de clarim. Na letra, existe a dor do protagonista, é claro, mas a varredura de palavras sobre os sinos de Jerusalém, a cavalaria romana e São Pedro dá à "Viva la Vida" um ar de inteligência rara nos dias de hoje em canções pops mais populares.

 A letra de "Viva la Vida" contêm muitas referências religiosas.  Por exemplo, "pillars of sand" é uma clara referência à parábola bíblica dada por Jesus sobre o tolo que construiu sua casa sobre uma areia, e o homem sábio que construiu sobre uma rocha sólida. "I know Saint Peter won't call my name" refere-se a Mateus 16:19, onde Jesus diz a Pedro que vai lhe dar as chaves do Reino do Céu, e a crença de que o apóstolo está nas Portas do Céu, permitir ou negar a admissão. Outros prováveis referências bíblicas são "Seas would rise when I gave the word" (Moisés abrindo o Mar Vermelho), e "... my head upon a silver plate" (decapitação de João Batista: Salomé pediu para ter sua cabeça entregue a ele numa bandeja de prata).

A canção inspirou um grande debate sobre o seu significado. As pessoas têm reclamado que a canção pode ser sobre vários significados, tais como a Revolução Francesa.

Os membros da banda em si não parecem se apegar a qualquer uma dessas alegações, e dizem que se refere apenas aos reis e revolucionários em geral, mais do que qualquer rei particular.

O videoclipe oficial da música para "Viva la Vida", foi dirigido por Hype Williams e estrou no site oficial do Coldplay no dia 1 de agosto de 2008. O vídeo retrata a banda tocando contra uma borrada, com a imagem da pintura de Eugène Delacroix, "A Liberdade Guiando o Povo".

Aumenta o som!


Gostou de Viva La Vida? Então baixe a canção em formato MP3.

0 comments:

Postar um comentário