domingo, 25 de dezembro de 2016

7 Filmes de Natal que Marcaram Minha Infância
dezembro 25, 2016

7 Filmes de Natal que Marcaram Minha Infância

Ei, nessa noite de natal vem a sensação nostálgica de rever alguns filmes que andam sendo reprisados nos canais da TV paga, hoje sem muita paciência e ânimo para rever alguns deles, diferente de outrora que vibrava só de pensar que iam ser exibidos na melhor época do ano: o natal e o ano novo.

Vamos lá! São os 7 filmes que marcaram minha infância. Claro que não foram apenas esses filmes, foram vários, mas não quero estender o post.

1 - ESQUECERAM DE MIM

(Home Alone, 1993)

Poster/Divulgação

Não importa quantas vezes a televisão brasileira tenha reprisado: Esqueceram de Mim é tão sinônimo de Natal quanto o especial do Roberto Carlos. Lançado há 25 anos, o longa conta a história do garoto Kevin, que é esquecido pela família durante os feriados e precisa defender a casa de dois bandidos bem atrapalhados.

Hoje, qualquer acontecimento deste filme seria incabível e impossível de acreditar. O jovem Kevin – é interpretado pelo então prodígio Macaulay Culkin (que na época eu adorava todos os seus filmes).

Assistir Esqueceram de Mim ainda proporciona o mesmo sentimento leve de uma época onde a nossa única preocupação no fim de ano era terminar o ano letivo sem recuperação, comer muita comida gostosa nas reuniões da família e ganhar a nova um presente de natal.

2 - UM HERÓI DE BRINQUEDO

(Jingle All the Way, 1996)

Poster/Divulgação

Superdivertido, o clássico “Um Herói de Brinquedo” traz o ator Arnold Schwarzenegger e o comediante Sinbad em uma busca desenfreada pelo brinquedo de ação “Turbo-Man” às vésperas das festividades. 

Assisti pela primeira vez na Rede Globo, ainda muito novo, depois foram diversas reprises do filme sempre nessa mesma época e claro eu já aguardava ansiosamente para assistir.

Quando a gente é criança nem percebe, mas o filme é uma crítica ao consumismo da época Natalina!

3 - MILAGRE NA RUA 34 

(Miracle on 34th Street, 1994)

Cena/Filme

Remake de um filme de 1947, este é um ótimo filme para assistir nesta época do ano. Mara Wilson, atriz de Matilda, é uma garotinha crédula sobre a existência do Papai Noel. Como o próprio título do filme diz, em algum momento ela passa a acreditar e isso afeta diretamente sua vida e as pessoas ao seu redor. 

Milagre na Rua 34 é um filme mágico, atemporal e contém uma delicadeza inexplicável em seu roteiro e direção. John Hughes, um gênio em retratar sentimentos e angústias juvenis, escreveu o roteiro e produziu este filme, assim como fez em Esqueceram de Mim.

A última vez que assisti esse filme foi no Corujão da Globo e foi nessa época também. Sem dúvidas, é uma boa história e um excelente filme para toda a família.

4 - O GRINCH

(How the Grinch Stole Christmas, 2000)

Poster/Divulgação

Inspirado no livro de Dr. Seuss, de muito sucesso nos Estados Unidos, O Grinch conseguiu, inclusive, popularizar o personagem fora da América. O Grinch é um sujeito mal humorado, estranho e que odeia o Natal. Ele cria um plano mirabolante para "roubar o Natal" e impedir que moradores da cidade vizinha celebrem a data.

O filme é bem divertido e possui um visual marcante. A direção é de Ron Howard Jim Carrey protagoniza o personagem que faz de tudo para sabotar as festividades. Com suas piadas, rimas e um visual incrível, o filme foi a maior bilheteria dos anos 2000.

A primeira vez que pude assistir ao filme foi em 2001, quando a operadora de TV por assinatura Sky vendia o filme em seus canais premiere, tínhamos que comprar para poder assistir. Meu pai infelizmente nunca chegou a comprar o filme, porém tínhamos direito de assistir pelo menos cinco minutinhos do filme antes do sinal ser bloqueado. Depois em outra oportunidade acabei assistindo o filme por completo.

5 - NATAL EM FAMÍLIA

(I'll Be Home for Christmas, 1998)

Poster/Filme

O filme, conta a história de um estudante que resolve, na última hora, voltar para a casa dos seus pais durante o feriado de natal. Enquanto se mete em muitas confusões no caminho de casa, ele aprende uma série de lições sobre o significado da vida e da data. Foi protagonizado por Jonathan Taylor Thomas e ainda tem Jessica Biel no elenco.

A primeira vez que assisti foi no SBT em suas sessões de filmes e depois foi parar na Sessão da Tarde da Globo. Sem dúvidas é um ótimo filme para rever nesse natal, mesmo já adulto.

6 - UMA NOITE MÁGICA

(Jack Frost, 1998)

Cena/Filme

No filme, Charlie, 12 anos, adora seu pai, Jack Frost, embora ele gaste a maior parte do tempo tentando “emplacar” sua carreira de cantor de rock.

Ao chegar de uma turnê, seu pai o presenteia com uma gaita mágica e os dois combinam uma viagem, mas que, por motivos profissionais, tem que cancelá-la. O que deixa Charlie triste e desapontado com o pai que morre em um acidente. 

Um ano após a morte do morte do pai, no Natal seguinte, o menino toca a gaita mágica com o sincero desejo de rever seu pai. Em seguida, Charlie resolve fazer um boneco de neve, como costumava fazer com o pai. O boneco ganha vida, que tem a alma de Jack, buscando suprir o grande pai que não fora. 

Com Joseph Cross, Michael Keaton e Kelly Preston no elenco. É um ótimo filme, assisti muito nas noites do SBT.  

7 - ELOISE NO PLAZA

(Eloise at Plaza, 2003)

Poster/Divulgação

Esse talvez seja o filme menos 'velho' da lista, estreou em 2003, mas acredito que em menos de dois anos a Globo ja tinha estreado na Sessão da Tarde.

Sempre dava as caras nessa época do ano e lá estava eu assistindo aquela menininha divertida aprontando altas confusões no hotel onde vivia (isso pareceu uma narração do narrador da Sessão da Tarde).

O filme é estrelado pela iniciante Sofia Vassilieva que interpreta Eloise, uma menina de seis anos que mora em um hotel de alto padrão chamado "Plaza" na cidade de Nova York. O filme é baseado na série de livros infantis "Eloise", escrito e ilustrado por Kay Thompson e Hilary Knight.

A história é tão famosa que o luxuoso hotel Plaza, em Manhattan, construiu uma suíte especial no 18º andar, com dois quartos, inspirada na personagem, uma das mais ilustres residentes do hotel. 

Vale destacar a participação de Julie Andrews no filme.

E para encerrar...



A infância foi uma época mágica, onde só tinha a preocupação com os estudos mesmo e quando chegava o final do ano com o Natal e tudo mais era só alegria. Hoje, me animo é com os dias de folga mesmo e os feriados que chegam com essas datas comemorativas.

Ressalto aqui que não foram apenas esses filmes natalinos que marcaram, foram muitos outros! Porém, não quero estender o post com centenas de filmes (hahaha).

Os filmes acima marcaram a minha infância, mas e a sua? Quais são seus filmes favoritos daquela época? Deixa aí nos comentários. Isso é tudo!

0 comments:

Postar um comentário