sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Filme – Paulie - O Papagaio Bom de Papo (Paulie, 1998)
outubro 14, 2016

Filme – Paulie - O Papagaio Bom de Papo (Paulie, 1998)

Oi! Vou continuar postando filmes que marcaram minha infância, então não espante se tiver apenas filmes antigos por aqui (rsrs). Escolhi o filme ''Paulie: O Papagaio Bom de Papo'', você pode pensar logo de cara que parece ser mais um daqueles filmes que animais falam, dirigem e conseguem resolver tudo da maneira mais simples do mundo (hahaha) mas... não! Paulie é um filme totalmente diferente, é sensível e bonito.

O filme começa assim: Paulie é um papagaio que sempre se envolveu em confusões por falar mais do que deve. Quando é achado por um faxineiro no porão de um laboratório de pesquisa, conta a ele sua vida nos vários lares por onde passou, incluindo o de uma menina gaga, que aprendeu com ele o dom da fala.

É aí que toda a história começa, Paulie relata os lugares por onde passou, pessoas que encontrou e todas suas aventuras, tudo em busca da menina gaga, cujo nome é Marie Alweather.

Paulie: O Papagaio Bom de Papo (poster)

Paulie (Paulie - O Papagaio Bom de Papo ou Paulie, o Papagaio que Falava Demais, título do Brasil e em Portugal respectivamente) é um filme norte-americano, lançado em 1998. Seu gênero é aventura e infantil. Foi dirigido por John Roberts.

O filme é sobre uma inteligente ave falante aratinga-de-testa-azul chamado Paulie, em longa busca de sua dona, pois foram separados quando ela ainda era criança.

Marie (quando criança) e Paulie


A história de Paulie começou há muitos anos atrás, quando ele foi dado de presente para Marie (interpretada inicialmente por Hallie Kate Eisenberg), uma menininha que gagueja. Paulie ensina a menina a falar corretamente, mas é separado de Marie pelo pai dela, que acredita que a filha não consegue distinguir a fantasia da realidade, pois ela insiste em dizer que o pássaro pode falar.

A maior parte do filme é de flashback, em que Paulie relata para Misha (o faxineiro do Laboratório).

Marie (quando criança) e Paulie

Inicialmente temos Marie e seus pais sofrendo pelo seu problema. Podemos ver Marie tentando aprendendo a falar corretamente, assim como Paulie que ainda não era tão falente, que começava com a compreensão das palavras e progredindo para a construção de frases mais complexas, assim desenvolvendo uma conversa. 

O pai de Marie, (interpretado por Matt Craven) é um soldado, regressa do Vietã e decide que Paulie não é uma boa influência para Marie, depois de um acidente em que Marie tenta ensinar Paulie a voar, assim caindo do telhado de sua casa.

Assim como Paulie ajudou Marie aprender a falar, Marie também ensinava Paulie

O pai de Marie então lhe traz um gato de estimação. Torna-se óbvio que ele quer que Marie esqueça Paulie. O gato e o Paulie não se dão bem.

Eventualmente, depois que Marie cai do telhado na tentativa de ensinar Paulie voar, o pai convence a mãe de Marie, Lila (interpretada por Laura Harrington) a mandá-lo embora.

E assim Paulie é separado de Marie.

Paulie é passado de mão em mão, até acabar em uma loja de penhores, onde ele passa o tempo insultando os clientes (falando como se fosse uma ave treinada).

Um dia um cliente de caráter questionável chamado Benny (interpretado por Jay Mohr) mostra interesse em comprar Paulie, pensando que poderia lucrar com a capacidade da ave para falar. Antes que ele possa agir, no entanto, uma artista viúva chamada Ivy (interpretada pela Gena Rowlands) o compra. Ela logo faz amizade com o pássaro e concorda em ajudá-lo a encontrar Marie. Na estrada, em seu trailer, Ivy e Paulie vivem altas aventuras.

Logo chegam no destino final, Los Angeles. E Paulie descobre que Marie simplesmente foi embora, sua família se mudou para o outro lado do país.

Ivy (vivida por Gena Rowlands) e Paulie


No meio da estrada, Ivy tem problemas com a visão, logo depois ela acaba ficando cega. E mais tarde vem a falecer. Paulie decide ficar e tomar conta dela, se tornando o primeiro "papagaio-guia".

Depois que Ivy morre, Paulie, tendo finalmente aprendido a voar, continua sua jornada.

Ainda em Los Angeles, Paulie ingressa em um grupo de periquitos cantores de sua mesma espécie aratinga-de-testa-azul, do imigrante músico Ignacio (interpretado por Cheech Marin). Logo ele começa a fazer parte e esquece temporariamente sua busca por Marie, quando se vê apaixonado por Lupe, uma ave fêmea de sua mesma espécie.

Paulie e Ignacio (Cheech Marin)


Em uma de suas performances na noite, Benny (que tentou comprar Paulie na loja de penhores) volta, depois que também se mudou para Los Angeles. Logo reconhece Paulie no meio dos outros e tenta comprar-lo de Ignacio, que recusa.

Quando ele recusa sua oferta, Benny faz uma falsa chamada a polícia.

Logo que a polícia aparece no meio da festa e da performance dos periquitos, o caos se instala, Ignacio é preso e deportado presumivelmente. Benny acaba sequestrando Paulie.

Sob influência de Benny, Paulie começa uma vida de crime.

Paulie e Benny (Jay Mohr)

Benny, um ladrão que para presentear sua namorada ensinou a Paulie como roubar. Assim Paulie começa a vida em pequenos crimes.

Até que um dia, em um roubo de joias fracassado, Paulie fica preso em uma casa, precisamente na chaminé, não conseguindo sair, o alarme da casa é acionado. Benny vai embora e o abandona na casa.

Paulie então é capturado e levado para um Instituto, sua atual casa, onde os funcionários e os cientistas estão atordoados por sua inteligência. Eles o sujeitam a testes e prometem que vai novamente ver Marie. 

Quando Paulie descobre que o cientista Dr. Reingoldhead (interpretado por Bruce Davison), o chefe do instituto, tem mentido por meio de sua aquisição como Propriedade do Instituto, a ave se recusa a cooperar com mais testes. Em uma reunião, Paulie humilha o Dr. na frente de todos, tentando desmentir ele sobre se uma ave diferente das outras, assim agindo como um papagaio comum com frases e palavras repetidas.

Paulie e o Dr. Reingoldhead (Bruce Davison)

Como resultado, suas asas são cortadas, logo fica preso em uma gaiola no porão quando começa a se rebelar e morder os pesquisadores.

O faxineiro Misha (Tony Shalhoub) e Paulie

Misha depois de ouvir toda a história de Paulie, decide desistir do emprego, libertar a ave e levá-lo à Marie.

Consegue achar o endereço atual de Marie nos arquivos do Instituto. Depois de muita briga e confusão, conseguem sair.

Após escaparem do Instituto, pegam um ônibus para o atual endereço da garotinha, eles a encontram, porém agora um pouco crescida. Uma linda mulher jovem e bonita Marie (agora interpretada por Trini Alvarado), irreconhecível a Paulie.

Paulie reencontra Marie (Trini Alvarado), agora crescida


Depois de um momento de confusão, Misha, Paulie e Marie estão reunidos, então Marie canta a música favorita de Paulie e ele se lembra dela e assim terminando o filme.

Cena final do filme:


Curiosidades:

- O filme foi dirigido por John Roberts e escrito por Laurie Craig, o orçamento do filme foi de US$ 23 milhões.

- Tem uma nota de 6.2/10 no Rotten Tomatoes (Acho que merecia mais)

- A voz de Paulie na versão original foi feita pelo ator Jay Mohr (o mesmo que fez o Benny, o ladrão)

- A voz de Paulie na versão brasileira foi do ator/dublador Alexandre Moreno.

Bom, tem muito spoiler nesse texto (eu sei). Foi de uma forma resumida, cortando muita coisa da história de Paulie.

Para quem se interessou, deixo aqui o LINK do filme para baixar! Vale a pena.

Bem, é isso! Um filme lindo de se ver, para toda a família.

Eu super recomendo o filme, marcou minha infância, até tenho o DVD guardado, felizmente foi lançado no Brasil. Uma vez ou outra é reprisado na TV paga, o que descarta ser um filme raro.

Isso é tudo! Até a próxima ;)

2 comentários:

  1. O ator que faz o Misha é o mesmo que depois faria o detetive Monk...

    ResponderExcluir
  2. Gostei do filme ja vi várias vezes gostaria de saber aonde ainda o paulie o papagaio falante?

    ResponderExcluir