domingo, 28 de agosto de 2016

Na Minha Playlist #16: Michael Jackson - You Are Not Alone
agosto 28, 2016

Na Minha Playlist #16: Michael Jackson - You Are Not Alone

Oi pessoal! Tudo joia? Hoje tem o eterno 'Rei do Pop' aqui no blog, fazendo estreia. Lembro quando o Michael faleceu, toda a mídia anunciando sem parar, contando sua história de forma limitada, me fez ir então atrás de mais informações sobre ele, descobri o quanto ele foi incrível, um talento sem igual, foi a partir daí que comecei a gostar mesmo dele, mesmo já conhecendo antes ele.

Na época eu estava fundando o finado talentsmusic (que foi um fotolog sobre musica e artistas), dois dias antes da morte do MJ, o que foi um abalo e tanto.

Uma das canções que trago hoje é: You Are Not Alone, uma das canções dele que mais curto ouvir e claro está presente na minha playlist.

Divulgação

"You Are Not Alone" foi o segundo single lançado por Michael Jackson como forma de promover o seu álbum HIStory: Past, Present & Future, de 1995.

A canção foi escrita por R. Kelly, que passava por dificuldades pessoais. Ele enviou a fita demo para Michael, que decidiu gravar a canção. Michael achou que a música tinha tudo a ver com o momento que ele estava vivendo, marcado pelas acusações de abuso sexual contra menores e o casamento com Lisa Marie Presley.

A maioria das críticas a "You Are Not Alone" foram positivas, e a canção concorreu simultaneamente a um Grammy e a um American Music Award.

Comercialmente, a canção foi um sucesso e se manteve no Guiness World Records como a primeira canção a estrear em #1 lugar no chart da Billboard, um feito que só seria igualado pouquíssimas vezes no futuro. Foi o último single a atingir o topo da Billboard Hot 100.


Lisa Marie Preasley & Michael Jackson


O videoclipe da canção foi dirigido por Wayne Isham e começa com muitos paparazzi fotografando Michael. Há uma edição estendida desse clipe lançada no HIStory on Film, Volume II, onde Michael aparece com um par de asas de anjo. Esse efeito foi planejado para ser lançado na edição comercializada, mas não foi finalizada a tempo do lançamento do vídeo, então só foi possível vê-la dois anos depois, no lançamento da compilação de vídeos.

Na época, o Rei do Pop convivia com as acusações de pedofilia que começaram em 1993.
Ao mesmo tempo, o artista acabava de se casar com Lisa Marie Presley, relação que sempre foi contestada pela mídia. O clipe mostra Michael cantando só em um teatro e com a esposa, ambos semi-nus. Anos depois, Lisa Marie afirmou em uma entrevista que se arrepende amargamente de ter feito o vídeo. Foi um dos poucos vídeos em que o cantor não aparece executando seus inigualáveis passos de dança.

You Are Not Alone foi a primeira a estrear em primeiro lugar na lista da Billboard. Boatos indicam que foi por volta dessa época que Michael se viciou em remédios para conviver com o estresse que as acusações trouxeram.
Kelly teve a idéia para a letra após perder entes queridos. A parceria se repetiria nas canções Cry e One More Chance. Vale lembrar também que o vídeo começa com um Michael abatido diante de milhares de papparazzis. A letra fala sobre um relacionamento em que um dos dois não parece "estar ali", mas terá sempre o conforto do outro.

Curiosamente, You Are Not Alone foi banida da Bélgica. O motivo? Em 2007, em Bruxelas foi decidido que a música "You are not alone", é um plágio de "If we can start all over", composta pela dupla de artistas belgas Danny e Eddy Van Passel. Após doze anos de disputas nos tribunais, o juiz deu a razão aos irmãos Van Passel, confirmando que a música não foi composta pelo músico e cantor R. Kelly, mas pela dupla belga. Entretanto, a decisão só é válida no país.

Realmente gente, as duas músicas são idênticas. Mas, deixa de conversa, chegou a hora de ouvir:

“Michael Jackson, com seu talento genial, tocou em vários pontos e influenciou muitos aspectos do nosso tempo. A música pop nunca mais foi a mesma depois dele. Seu canto, sua atitude musical e seu comportamento, seus clipes, sua dança e carisma revolucionaram a música e a indústria. O fato de ele ter morrido tão precocemente me faz pensar nas excentricidades todas, em Neverland – tudo isso era um desejo de não envelhecer e, de certa forma, ele conseguiu isso… e sumiu.”
Zélia Duncan, cantora

Isso é tudo pessoal! Obrigado pela visita e até a próxima!

Gostou de You Are Not Alone? Então baixe a canção em formato MP3.

0 comments:

Postar um comentário